O Programa STEAM & English Immersion Brasil é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O programa tem como objetivo oferecer uma formação avançada em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com ênfase no uso da metodologia científica e de engenharia no desenvolvimento de projetos científicos, integrado a melhoria das habilidades em língua inglesa. Os estudantes e professores participantes terão a oportunidade de aprimorar seus projetos de pesquisa e suas competências sócio-emocionais, permitindo o desenvolvimento pessoal e profissional para melhor enfrentar os desafios globais.

O programa será realizado, integralmente a distância, em duas etapas:

Etapa preparatória: atividade de integração dos participantes e preparação de materiais para a Semana de Imersão. A atividade será por meio da plataforma Zoom Education, em agosto de 2020, com a presença da equipe organizadora.

Semana de Imersão Interativa Online: de 05 a 09 de outubro de 2020, das 15h às 19h, por meio da plataforma Zoom Education. O evento abordará temas avançados em metodologia investigativa, empreendedorismo, comunicação científica e sessões com especialistas em ciências e com uma especialista norte-americana em ensino de inglês. Também estão previstas atividades científico-culturais.

Atividades planejadas:

  1. Sessão com especialista em análise e visualização de dados
  2. Sessões com especialistas em ciências, em empreendedorismo e com uma especialista em língua inglesa.
  3. Atividades de aprofundamento do projeto científico em português e inglês: plano de pesquisa, resumo, pôster e apresentação oral do projeto.
  4. Atividades de preparação do “Pitch” em inglês
  5. Atividades de preparação do Plano de Ação para melhor integrar as áreas de ciências e inglês em suas respectivas escolas.

Custos e Contrapartidas

A organização do STEAM & English Immersion Brasil vai enviar para cada participante, os materiais necessários para a realização de todas as atividades previstas na programação, incluindo material promocional, didático e de tecnologia, permitindo que todos os participantes possam estar ativos durante a Semana de Imersão.

Ao final da Semana de Imersão os participantes deverão apresentar o projeto científico em inglês “Pitch em Inglês” e ter um plano de ação para uma melhor integração entre as áreas de ciências e inglês em suas respectivas escolas.

Os selecionados para o Programa STEAM & English Immersion Brasil devem participar integralmente das atividades da Semana de Imersão Interativa Online, no período de 05 a 09 de outubro de 2020, no período das 15h às 19h.

Os participantes receberão certificados de participação no STEAM & English Immersion Brasil.

Participantes:

Participantes premiados pela Embaixada dos EUA durante na 18ª FEBRACE, para participar do programa:

“Sistema de captação de água de poços artesianos sem uso de energia elétrica em áreas de assentamento do município de Bodó”
Alex Rosendo (estudante), Alzira Jeovania Borges de Oliveira (estudante), Isaac Antunes Braga de Carvalho (orientador), Aline Mayane Tavares de Melo Bezerra (professora de inglês)
E.E. Sérvulo Pereira de Araújo Ensino Médio, Bodó, RN

“Caixa de remédios automatizada para auxiliar idosos”
Netaly Ghidolin Conte (estudante), Camila Vanin (estudante), Carlos Rutz (orientador), Irene Cristina Kohler (professora de inglês)
E.E.B. Bom Pastor, Chapecó, SC

“Sensor de Identificação dos estágios de coloração de frutas e suas variações para deficientes visuais – SIFDEV”
João Witor Bilio Flores (estudante), Caio Eduardo de Morais Lacerda (estudante), Jonierson de Araújo da Cruz (orientador), Ayla Maria de Abreu Alves (professora de inglês)
IFTO – Campus Araguaína, TO

“BabyCall”
Camila Marques Frade (estudante), Letícia Santos Bahia Silva (estudante), André Cunha da Silva (orientador), Danielle Carolina da Silva Guerra (professora de inglês)
EFET-MG – Unidade BH – Campus II, MG

“Avaliação da fibra de paina (Ceiba pentandra) como biomanta de contenção de encostas na Região Metropolitana do Recife”
Victor Gustavo Diniz Silva (estudante), Ariel Rodrigues Sousa dos Santos (estudante), Mayara Luísa de Lima Bezerra (orientadora), Rita de Cássia Conceição Lourenço de Santana (professora de inglês)
Colégio Militar do Recife, PE

“Fabricação e utilização do biodiesel como combustível alternativo”
Kaio Barcelos Ribeiro Primo (estudante), Lauany de Abreu Barreiro (estudante), Lucas do Espírito Santo Tavares (estudante), Marcelo Barbosa Almeida (orientador), Samira Bittencourt da Conceição Simões (professora de inglês)
E.M. Amaro de Souza Paes, São João da Barra, RJ

“Reutilização de garrafas PET para produção de blocos sustentáveis”
José Cesar Mouta Silva (estudante), Gabriel Barros Cunha (estudante), Arthur José Marques Vieira de Faria (estudante), Welberth Stefan Santana Cordeiro (orientador), Maria Zilma Conceição de Araújo (professora de inglês)
Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, Gama – DF

“Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”
Tainá Larissa Pires Nascimento (estudante), Julya Pires da Silva (estudante), Ana Paula da Rocha (orientadora), Patrícia de Cassia Silva Meira (professora de inglês)
Colégio Estadual João Vilas Boas, Livramento do Brumado – BA

“Efeito fungitóxico de extratos vegetais sobre o desenvolvimento in vitro do fitopatógeno Colletotrichum gloeosporioides (Penz.) causador da antracnose em mamoeiros”
Augusto Cesar Catuzzo (estudante), Dionéia Schauren (orientadora), Ohanna Jade do Amaral (professora de inglês suplente)
Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Unidade II, Toledo – PR

“Pó da casca de banana para tratamento da água salobra”
João Luis dos Santos (estudante), Humbérila da Costa e Silva Melo (orientadora), Antonio Nilson Camelo (professor de inglês)
IFPI – Campus Oeiras, PI

“Aplicação dos polifenóis da casca da banana verde para a produção de curativos contra infecções cutâneas”
Yohan Almeida Ferreira (estudante), Victor Hugo Torres (estudante), Bianca Brilhante Simões (estudante), Ana Paula Ruas de Souza (orientadora), Jefferson Sobral Mota (professor de inglês)
Etec Lauro Gomes, São Bernardo do Campo, SP

“Turbidímetro e condutivímetro integrados de baixo custo”
Breno Silva Pereira Gonçalves (estudante), Davi Alves Ferreira (estudante), Sarah monique Ferreira Lima (estudante), Flávio César Brito Nunes (orientador), José Lima de Oliveira Júnior (professor de inglês)IFCE – Campus Juazeiro do Norte, Juazeiro do Norte, CE

Edições anteriores

2019