RESULTADO EDITAL STEM & ENGLISH EDITAL STEM & ENGLISH

O Programa STEM & English Immersion Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O programa tem como objetivos oferecer uma formação avançada na metodologia científica e de engenharia em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e melhorar as habilidades no idioma inglês em STEM, possibilitando aos estudantes e professores participantes (selecionados na FEBRACE 2019), um aprimoramento de seus projetos de pesquisa, contribuindo para as suas trajetórias acadêmica e profissional.

O programa será realizado em duas etapas:

  1. Etapa à distância: atividade de integração dos participantes e preparação de materiais para a Semana de Imersão. A atividade será por meio do hangout do Google, no dia 18 de julho, com a presença da equipe organizadora.
  2. Etapa Presencial: de 02 a 06 de setembro de 2019, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O evento presencial abordará temas avançados em metodologia investigativa, empreendedorismo, comunicação científica e sessões com especialistas em língua inglesa, além de atividades científico-culturais. Estão planejadas:
    • Atividades de análise e visualização de dados
    • Sessão com especialista do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial
    • Sessões com especialistas americanos em comunicação em língua inglesa, em STEM
    • Comunicação oral e corporal
    • Atividades de aprofundamento do projeto científico: plano de pesquisa, resumo, pôster e apresentação do projeto.
    • Atividades de preparação do “Pitch” em inglês

Vídeo Institucional

Depoimentos

Confira a playlist com depoimentos de convidados e participantes do programa:

Fotos

STEM & English 2019

Custos e Contrapartidas

A organização do Programa STEM & English Immersion Brasil arcará com as despesas de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação dos selecionados (lista detathada abaixo), para participação na Semana de Imersão, de 02 a 06 de setembro de 2019, na USP em São Paulo.

Ao final da Semana de Imersão os participantes deverão apresentar o projeto científico em inglês “Pitch em Inglês” e ter um plano de ação para continuidade do desenvolvimento do projeto de pesquisa, com o apoio do professor de inglês, em suas escolas.

Os participantes receberão certificados de participação no STEM & English Immersion Brasil, ao final da semana.

Participantes Confirmados.

Participantes que confirmaram a participação na semana de imersão, incluindo título do projeto finalista na 17ªFEBRACE, nome dos estudantes autores e professores orientadores confirmados, e professores de inglês da escola conviados para participar das atividades deste programa:

  • “Abelhas, polinização e agricultura: um estudo sobre a importância da polinização, numa perspectiva da sustentabilidade alimentar e da biodiversidade”
    Judah Américo dos Santos Brito (estudante), Luiza Maria Valdevino Brito (orientadora) e Mauricio Antonio dos Santos(professor de Inglês convidado)
    E.E.M. Governador Adauto Bezerra – Juazeiro do Norte, CE

  • “A casa de açaí: material de construção à base de caroço de açaí como alternativa segura, sustentável e acessível às comunidades da periferia amazônica”
    Francielly Rodrigues Barbosa (estudante), Danielle Siqueira Pereira (orientadora)
    E.E.E.M. Profa. Ernestina Pereira Maia – Moju, PA

  • “Aquaponia familiar e escolar: uma alternativa sustentável para produção e segurança alimentar”
    Pedro Eduardo Galiza da Silva (estudante), José Brenon Guilherme (estudante), Matheus Carvalho de Almeida (estudante) e Leandro Donizete da Silva (orientador)
    E.E. Profa. Hermelina de Albuquerque Passarella – Mairiporã, SP

  • “Avaliação do efeito de extratos trevinho (Trifolium repens) e tiririca (Cyperus rotundus) no cultivo in vitro de orquídeas”
    Rafaela Furlanetto Liberali (estudante), Dionéia Schauren (orientadora) e Marília da Motta Miguel Schumacher (professora de Inglês convidada)
    Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Unidade II – Toledo, PR

  • “BioCanudo: uma alternativa ecológica para a produção de canudinhos biodegradáveis”
    Maria Terossi Pennachin (estudante)
    E.E. Culto à Ciência – Campinas, SP

  • “Cabelo, autoestima e construção da identidade da menina negra no ensino fundamental II”
    Ana Beatriz Aurelio Maluf (estudante), Mércia Nascimento de Sena (estudante), Eliana Cristo de Oliveira (orientadora) e Andre Luis Bibo (professor de Inglês convidado)
    E.E. Leila Mara Avelino – Sumaré, SP

  • “Captação de pó basáltico”
    Felipe Aloísio Sachetti (estudante), Ilisete Pereira do Nascimento (coorientadora) e Simone Loeser (professora de Inglês convidada)
    E.E.E.M. Affonso Wolf – Dois Irmãos, RS

  • “Desafio Alfa: a tecnologia transformando a sala de aula”
    Felipe França (estudante), Elizeu Domingos Tomasi (orientador) e Silmara Leopoldino dos Santos (professora de Inglês convidada)
    E.E.B. Irmã Irene – Santa Cecilia, SC

  • “LCC: atividade larvicida em mosquitos hematófagos”
    Erick Thomas de B. Silva (estudante), Uanne Freire Bezerra Araújo (orientadora) e Mércia Cristina Duarte Santos Carvalho (professora de Inglês convidada)
    E.R.E.M Aura Sampaio Parente Muniz – Salgueiro, PE

  • “O uso do fio da garrafa PET na construção de cercas ecológicas para ovinos no semiárido nordestino”
    Flávio Lucas Aquino Costa (estudante), Ricardo Elias Aquino Costa (estudante), Jorge Venicios Aquino da Silva (estudante), Antonio Serginaldo de Oliveira Bezerra (orientador), Paulo Sérgio Fernandes das Chagas (coorientador) e Marcus Vinícius Pereira Silva (professor de Inglês convidado)
    E.E. Monsenhor Raimundo Gurgel – Mossoró, RN

  • “Saburâmica: uma opção ecológica”
    Nayara Louise Chaves de Aquino (estudante), Stella Priscila Gonçalves da Silva (estudante), Jacicleuma de Oliveira Lima (orientadora), Cláwsio Rogério Cruz de Sousa (coorientador) e Daniel Joca do Nascimento (professor de Inglês convidado)
    E.E. Doutor José Fernandes de Melo – Pau dos Ferros, RN

  • “Seaweed plastic: criação de um plástico feito à base de algas marinhas (Gracilaria birdiae), a fim de retardar o processo de oxidação das frutas”
    Maria Isabel Lima Ferreira (estudante), Marianna de Araújo Ferreira (estudante), Nivea Stefany Ferreira da Silva (estudante), Rosinere Ferreira da Costa Rebouças (orientadora) e Késia Maressa Costa Moraes Xavier (professora de Inglês convidada)
    E.E. Rui Barbosa – Tibau, RN

  • “Uso de diferentes concentrações de uva-do-japão (Hovenia dulcis) no controle do fungo Colletotrichum gloeosporioides in vitro e em Capsicum baccatum var. pendulum”
    Emanoely Loeblein de Sousa (estudante), Dionéia Schauren (orientadora) e Marília da Motta Miguel Schumacher (professora de Inglês convidada)
    Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Unidade II – Toledo, PR

Programação OFICIAL STEM & English Immersion Brasil 2019

Domingo, 01 de setembro de 2019

12h00 – 19h15 Chegada em São Paulo e check-in no hotel
19h15 – 20h00 Credenciamento e Atividade de Integração
20h00 – 21h30 Jantar de Boas-Vindas

Segunda-feira, 02 de setembro de 2019

08h30 – 09h00 Abertura
09h00 – 10h00 Escrevendo um Bom Plano de Pesquisa: Apresentação e Exercícios
09h00 – 10h00 Atividade com Professores de Inglês
10h00 – 10h30 Intervalo para Networking
10h30 – 12h00 Inglês para STEM, com a participação de estudantes, professores e professores de inglês
12h00 – 13h15 Almoço
13h15 – 15h30 Postura e Comunicação Oral – Palestrante Convidada: Stella Baster
15h30 – 16h00 Intervalo para Networking
16h00 – 16h45 Apresentação Relâmpago dos Projetos – Parte I
16h45 – 17h30 Elaborando e Trabalhando no Plano de Ação – Parte I
17h30 – 18h00 Encerramento do dia

Terça-feira, 03 de setembro de 2019

08h30 – 08h45 Abertura de Atividades do dia: Introdução e Orientações
08h45 – 10h00 Protegendo sua Propriedade Intelectual: Patentes, Marcas Registradas e Direitos Autorais
08h30 – 10h00 Atividade com Professores de Inglês
10h00 – 10h30 Intervalo para Networking
10h30 – 11h30 Inglês para Plano de Pesquisa
11h30 – 12h00 Apresentação Relâmpago dos Projetos – Parte II
12h00 – 13h15 Almoço
13h15 – 14h00 Elaborando e Trabalhando no Plano de Ação – Parte II
14h00 – 15h30 Trabalhando no seu próprio Plano de Pesquisa
15h30 – 16h00 Intervalo para Networking
16h00 – 17h30 Escrevendo um Bom Resumo: Apresentação e Exercícios
17h30 – 18h00 Encerramento do dia

Quarta-feira, 04 de setembro de 2019

08h30 – 08h45 Abertura de Atividades do dia: Introdução e Orientações
08h45 – 10h00 Oficina sobre o pensamento estatístico – Estatística para Todos (Parte 1)
08h30 – 10h00 Atividade com Professores de Inglês
10h00 – 10h30 Intervalo para Networking
10h30 – 11h15 Oficina sobre o pensamento estatístico – Estatística para Todos (Parte 2)
10h30 – 11h15 Atividade com Professores de Inglês
11h15 – 12h00 Inglês para Resumos
12h00 – 13h15 Almoço
13h15 – 14h00 Elaborando e Trabalhando no Plano de Ação – Parte III
14h00 – 15h30 Trabalhando no seu próprio Resumo
15h30 – 16h00 Intervalo para Networking
16h00 – 17h30 Elaborando um Bom Pôster: Apresentação e Exercícios
17h30 – 18h00 Encerramento do dia

Quinta-feira, 05 de setembro de 2019

08h45 – 09h00 Abertura de Atividades do dia: Introdução e Orientações
09h00 – 10h00 Painel de Experiências em Eventos Internacionais
10h00 – 10h30 Coffee-Break
10h30 – 11h15 Elaborando e Trabalhando no Plano de Ação – Parte IV
11h15 – 12h00 Apresentação Relâmpago dos Projetos – Parte III
12h00 – 13h15 Almoço
13h15 – 14h00 Finalizando o Plano de Ação, Plano de Pesquisa, Resumo e Poster
14h00 – 15h30 Treino do Pitch / Apresentação com Especialistas Convidados
15h30 – 16h00 Coffee-Break
16h00 – 16h45 Palestra: Pesquisa e Desenvolvimento em Internet das Coisas – Palestrante Convidado: Prof. Dr. Marcelo Zuffo
16h45 – 17h30 Palestra: Farmacologia do sistema melatonérgico: muito além da marcação do escuro. – Palestrante Convidada: Profa. Dra. Regina Markus
17h30 – 18h00 Encerramento do dia

Sexta-feira, 06 de setembro de 2019

08h30 – 08h45 Abertura de Atividades do dia: Introdução e Orientações
08h45 – 10h00 Apresentação Final dos Projetos (EM INGLÊS)
10h00 – 10h30 Coffee-Break
10h30 – 11h30 Apresentação e Discussão dos Planos de Ação
11h30 – 12h00 Encerramento
12h00 – 13h30 Almoço
13h30 – 19h00 Embarque

 

Realização

                     

Apoio